quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Carnaval sem acidentes

Senhor leitor

Peço-lhe que dispense uns minutos de reflexão à sinistralidade rodoviária, tragédia que, infelizmente, como é costume, irá afectar muitas famílias, na época festiva do carnaval, que deveria ser de alegria para todos. Infelizmente, muitas pessoas morrerão; outras ficarão feridas; algumas ficarão estropiadas para toda a vida, à mercê de familiares; muitos carros ficarão destruídos, agravando a balança comercial do país; etc. Faço votos para que ninguém do seu grupo de familiares e amigos seja causador ou vítima de qualquer tipo de acidente.

Para que a sinistralidade rodoviária se reduza, é preciso que todos, e cada um, façamos algo de positivo, no sentido de: Haver cuidado com o carro, principalmente com os travões e a iluminação (um farol apagado pode ocasionar uma colisão frontal); respeitar os outros e o seu direito a viajarem com segurança; ter cuidado com as ultrapassagens, que devem ser efectuadas apenas quando haja garantia de serem possíveis, desde o momento da decisão até ser retomada a faixa própria; respeitar o código da estrada, principalmente quanto aos limites de velocidade, prioridades, sinalização, etc. (o excesso de velocidade é causa de despistes, capotamentos, colisões, atropelamentos, etc.); procurar compreender que manobras os outros vão efectuar e informá-los, de forma clara, daquilo que pretende fazer; evitar conduzir sob o efeito de álcool, calmantes, irritações ou euforias, etc.); respeitar os peões, e estes devem respeitar os automobilistas; proteger as crianças, de forma adequada; ter prudência em situações de má visibilidade e piso com pouca aderência, principalmente de noite, com nevoeiro ou estrada molhada, etc. etc.

Não é difícil ter estes cuidados. Com eles, a viagem decorre com segurança, embora possa demorar mais alguns minutos. Tudo deve ser feito para chegar ao fim da viagem em segurança. Mas que importa perder um minuto se isso servir para preservar a vida?

Juntamente com os meus melhores votos de que o seu grupo de familiares e amigos não fique enlutado nesta quadra festiva, sugiro-lhe que converse com as pessoas das suas relações sobre este tema e envie mensagens às pessoas que constam da sua lista de endereços. Temos que fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para que todos tenhamos um Carnaval divertido e sem lágrimas. Faça o que puder para reduzir o número de acidentes.

Sem comentários: