quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Orwell ultrapassado.041021

(Enviada aos jornais em 21 de Outubro de 2004)

Passadas cinco décadas, as fantasias de George Orwell, «1984», tornam-se realidade. Fiquei pasmado quando ouvi o ministro Rui Gomes da Silva afirmar perante a Alta Autoridade para a Comunicação Social que, como político, tem o direito de contraditar o Professor Marcelo Rebelo de Sousa por «querer candidatar-se a Presidente da República».

O meu pasmo reside em ouvir um ministro, supostamente com inteligência superior à média, mostrar que conhece o «querer» de outra pessoa que sempre tem afirmado o contrário. E, para mais, mesmo que esse «querer» fosse uma realidade, qual seria o pecado de existir?

Qualquer cidadão com mais de 35 anos pode querer tal coisa, sem isso ofender qualquer ministro menos cioso do seu poder. Oremos para que não apareça nenhum iluminado a acusar-nos de termos maus pensamentos. Pelos vistos, já não falta tudo. E, depois, as nossas vidas ficarão nas mão de autoproclamados todo-poderosos.

Pobre George Orwell, a sua fantasia não era tão imaginativa como certamente pensava! O ministro criador de cabalas parece mais imaginativo do que ele. E interrogo-me se ele ler esta carta, de que intenções me acusará.

Sem comentários: