quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Vigilância das florestas pelo motoclube de Alcains. 020808

(Publicado na «Capital», 8 de Agosto 02)

Soube pelo Telejornal de hoje que o motoclube de Alcaíns está a colaborar na vigilância da floresta com patrulhas de moto, permitindo, assim, desencorajar os pirómanos e dar o alerta precoce de qualquer foco de incêndio A comunicação imediata aos bombeiros facilita o combate ao incêndio antes que este tome proporções incontroláveis. Em linguagem de protecção civil, isso permite apagar com um copo de água aquilo que mais tarde necessita de meios muito mais volumosos, após causar danos incalculáveis.

Este é um modelo de actuação que merece ser imitado em todas as zonas do país, não apenas de moto mas também a pé ou de bicicleta. Já há muitos anos escrevi sobre esta solução sugerindo às Câmaras, às associações desportivas e recreativas e aos escuteiros, para organizarem passeios didácticos ou de atletismo. Quanto mais se conhece a floresta, mais amor se lhe tem e mais sacrifício se é capaz de fazer em sua defesa. É um esforço que se impõe.

Parabéns a Alcaíns. Parabéns àqueles que seguirem este exemplo tão positivo. É preciso que todos e cada um, dentro das suas possibilidades, faça tudo para salvar a floresta que é o pulmão da humanidade e representa rico património nacional.

Sem comentários: