sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O choque cívico. 050516

(Publicada em A Capital em 16 de Maio de 2005, p.11)

É com prazer que tenho a ousadia de partilhar com os leitores o meu «regozijo» pela capacidade governativa e inovadora da equipa que tem nas mãos o leme da nau lusitana. Equipa genial que consegue definir claramente os objectivos e encontrar a solução do ovo de Colombo. Simples, fácil e prático. Só admira como os anteriores governantes nunca pensaram nestas soluções tão fáceis e tão eficazes!

Mesmo antes de serem visíveis os efeitos do «choque tecnológico» prometido pelo Sr. Engenheiro, já estamos a ver no corpo legislativo que passará a regular a vida (ou a morte) de todos nós, as linhas mestras do «choque cívico». Os actuais génios do poder não podiam ser mais miraculosos. O País estava a defrontar-se com um alto grau de criminalidade; os tribunais estavam abafados com montanhas de processos, devido à impossibilidade de proceder aos julgamentos, nos prazos legais, de tal quantidade.

Mas a equipa socialista encontrou a solução e, em 8 do corrente, no noticiário televisivo, ao ouvir o Presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência, soube da última acção genial. E é tudo tão simples. Para não haver crimes e os tribunais deixarem de ter tanto trabalho em atraso basta alterar a lei e descriminalizar. Os cheques carecas deixaram de ser crime até um valor muito mais alto; o aborto «será» descriminalizado; agora, segundo a notícia referida, o consumo de droga deixará de ser crime e até vão preparar «salas de chuto» e distribuir gratuitamente seringas nas prisões (por este andar, corremos o risco de passar a ser crime não consumir produtos tóxicos!) e, possivelmente, não demorará a ser descriminalizada a pedofilia e, depois, porque não, o homicídio.

Enfim, soluções de génio. Ninguém tinha ainda evidenciado o rasgo de inteligência suficiente para encarar uma tão fácil e eficiente solução que se traduzirá em baixar drasticamente as estatísticas da criminalidade e reduzir a «lista de espera» dos tribunais. Desta forma, Portugal subirá muitos furos nas listas dos países mais evoluídos.

Estamos de parabéns. Bendita a hora em que o Sr. Engenheiro ganhou o lugar de líder do seu partido e, depois, as legislativas.

Sem comentários: