sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Não morram na estrada. 050324

(Publicada no Destak em 24 de Março de 2005)

Aproxima-se uma época festiva – a Páscoa – em que muitas pessoas se deslocam a fim de as famílias se reunirem em ambiente de alegria e de são convívio. Infelizmente essa perspectiva de momentos felizes é gorada em muitos lares devido a imprevidências e faltas de atenção em sinal de irresponsabilidade na condução. Muitos acidentes (são sempre muitos mesmo que sejam em número inferior aos do ano passado) trarão a morte a alguns e a incapacidade permanente ou temporária a muitos outros. Não pode deixar de se lamentar que isto aconteça.

Merece aplauso a operação efectuada pela GNR na A1 em 18 de Março em que foram detectadas infracções diversas, como faltas de carta de condução, faltas de cinto, deficiências de faróis, excessos de velocidade e de álcool, peso a mais, tacógrafos viciados, transporte de roupa contrafeita, etc. Estes resultados devem ser motivo de reflexão.

Operações deste tipo deviam ser realizadas pelo menos uma vez por mês, em locais diferentes, a fim de servir de dissuasão aos infractores habituais. Mas, para que esta actuação da GNR obtenha o efeito correspondente ao esforço efectuado, será conveniente a publicação a curto prazo dos resultados punitivos. É forçoso que nos procedimentos a jusante da detecção das infracções, sejam rápidos e visíveis. É preciso que os condutores melhorem os seus comportamentos para se poder viajar com menos insegurança e essa melhoria no grau de civismo será conseguida através de operações deste género, julgamentos rápidos e publicidade das penas aplicadas. Há que fazer com que os portugueses não morram na estrada.

Sem comentários: