quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Bloqueamento de rodas pode ser má solução. 030311

(Publicado no «Diário de Notícias, 11 de Março de 2003)

Era suposto que as autoridades policiais tivessem como objectivo da sua actuação a garantia e salvaguarda dos direitos dos cidadãos ao bem-estar e à segurança. Porém, deparamos com algumas deturpações deste conceito, ao verificarmos que a autoridade, na prática, por vezes, amplia os efeitos negativos dos infractores, prejudicando os direitos da comunidade.

Estas reflexões foram motivadas por, há dias, na Rua de S. Julião, em Lisboa, junto à saída do parque de estacionamento da Praça do Município, indo a pé, deparei com um grupo de polícias a bloquearem as rodas de todas as viaturas estacionadas em local com sinal de proibição.

Legalmente, estavam a agir correctamente, no cumprimento de ordens. Mas isso faz pensar. Logicamente, a proibição do estacionamento deve justificar-se por se considerar que este prejudica o bem-estar dos cidadãos, ou a segurança rodoviária, ou o acesso a um ponto vital. Ora, sendo assim, a única atitude lógica a tomar perante um carro ali estacionado é retirá-lo o mais rapidamente possível, para reduzir aqueles inconvenientes à comunidade. Depois surgirá a autuação e a penalização pela infracção.

Porém, a acção policial não estava a seguir esta lógica, antes a atropelou frontalmente, pois, bloqueando as rodas dos veículos, provocou um considerável aumento do tempo em que eles ali ficam a provocar todos aqueles inconvenientes que estiveram na base da implantação do sinal de proibição.

Conclui-se, assim, que em vez de terem em mira a defesa dos interesses da comunidade, os polícias regem-se por propósitos de vingança, de retaliação e de punição dos infractores ou simplesmente por caça à multa. Sou a favor da multa ou coima suficientemente pesada, em função do valor carro ou do rendimento real do seu proprietário, por forma a servir de dissuasão.

Ou será que o estacionamento dos carros ali não prejudica ninguém e o sinal de proibição só existe para evitar concorrência ao parque de estacionamento subterrâneo ali ao lado? É doloroso uma pessoa pensar naquilo que vê!!

Sem comentários: