quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Algo vai mal na RTP. 030110

(Publicada no «Diário de Notícias» de 10 de Janeiro de 2003)

No dia 6, dia de Reis, às 18h20, abri, por acaso a RTP1 e deparei com um concurso para jovens estudantes, intitulado, segundo julgo, «operação triunfo». À pergunta «o máximo divisor comum de 3 e 4 é...» tinha à escolha as respostas 12 e 7. A estudante respondeu 12 e foi considerada correcta.

Ora, esta resposta estaria certa se a pergunta fosse «qual é o menor múltiplo comum?» e não o máximo divisor comum. À pergunta feita a resposta seria 1 (um) e nunca 12.

Ou a minha memória (já aprendi isto há cerca de 60 anos!) está fraca ou o meu raciocínio matemático está embotado, ou a ignorância dos organizadores do programa que se pretende muito instrutivo é demasiada.

Mas o meu azar não ficou por aqui. Saindo logo daquele programa, fui ver as notícias internacionais no teletexto. No índice da página 215, em duas linhas, indicava que nas páginas 221 e 222 estava a notícia «Iraque Explosão em Kandahar», o que se me evidenciou como um erro grave próprio de quem nada sabe de geografia e anda desatento às notícias dos últimos anos ou foi vítima da pressa e de falta de sentido de responsabilidade e de profissionalismo. No entanto no texto das notícias nas páginas, 221 e 222, fica claro que a cidade de Kandahar se localiza no Sul do Afeganistão.

Seria conveniente, caso não fosse muito difícil para o pessoal responsável pela RTP, que todos nós pagamos, fazer um esforço para evitar estes erros que nada beneficiam a imagem da televisão pública.

Sem comentários: