quarta-feira, 12 de agosto de 2009

15 décimas

Considero o «Público» o jornal diário com melhor informação, melhores colaboradores, analistas e comentadores, o que me leva a dedicar-lhe especial atenção todos os dias.

Foi, por isso, com grande surpresa, que hoje encarei, na 2ª página, com o seguinte título «Combustíveis acrescentam 15 décimas à inflação de Maio», texto de Lurdes Ferreira. Não tinha intenção de ler o artigo, mas as 15 décimas chamaram-me a atenção pelo insólito. Não é curial dizer-se 15 décimas, mas sim 1,5. Da mesma forma que não se deve dizer 923 cêntimos (o que seria equivalente a 9,23 euros, quando certamente se desejaria dizer 0,923 euros, isto é 92,3 cêntimos) como, infelizmente por vezes se ouve na televisão.

Isso levou-me a entrar um pouco no artigo e logo vi que o tal aumento «será de 0,15 a 0,16 por cento». Portanto o título não devia referir 15 décimas, mas sim, 15 centésimas, ou seja uma décima e meia.

Simples gralha? Talvez. Mas são pequenas coisas como esta que desprestigiam os jornais e aqueles que neles trabalham e vão dar razão àqueles que dizem que os portugueses são muito ignorantes em matemática, até nas coisas mais primárias

Sem comentários: