quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Início do milénio. 991223

No meio de muitas opiniões sobre se o início do milénio era em 01.01.2000 ou em 01.01.2001, esta é mais uma.

Desculpe, mas perdi a vergonha e resolvi dirigir-me a si para contar uma coisa que talvez interesse aos leitores. Há dias, cá em casa, o meu pai e uns amigos, enquanto bebiam umas cervejas, discutiam quando é a passagem do milénio. Embora eu gostasse de dar razão ao meu pai, fiquei na dúvida e, na escola, perguntei à minha professora, que é muito fixe.

A professora juntou 10 meninos numa fila junto ao quadro. Todos tinham as mãos abertas em frente do peito. O primeiro, o António, tinha os dedos numerados de 1 a 10, era a 1ª dezena; 0 segundo, o João, tinha os dedos de 11 a 20, era a 2ª dezena; e assim, sucessivamente, até ao último, o Carlos, que tinha os dedos numerados de 91 a 100, era a 10ª dezena. Aqueles dedos todos de 1 a 100 formavam um cento. Se a professora colocasse mais dez meninos, formariam o segundo cento (ou centena) que começaria no dedo 101 e terminaria no dedo 200. E se houvesse um terceiro cento, esse começaria no n.º 201 e terminaria no n.º 300.

Depois a professora disse que imaginássemos que cada dedo era uma caixinha com 10 rebuçados. Assim, o António teria 100 rebuçados, de 1 a 100, sendo o primeiro cento; e assim sucessivamente até ao Carlos que teria os rebuçados de 901 até 1000. Formariam, por isso, um milhar ou milheiro. Se houvesse mais dez meninos, teriam o segundo milhar que iria de 1001 até 2000. E se houvesse mais um terceiro milhar iria desde 2001 até 3000.

Depois a professora disse para, em vez de cento, dizermos século e, em vez de milhar, dizermos milénio.

Assim, todos os meninos da escola ficámos a perceber que o Século I foi de 1 a 100, o século II foi de 101 a 200, e assim até ao século XX que começou em 1901 e termina no fim de 2000 e o Século XXI irá de 2001 até 2100 (inclusive). Da mesma forma, o 1º milénio foi de 1 a 1000, o 2º começou em 1001 e termina no fim de 2000 e o 3º irá de 2001 a 3000.

Ficámos a saber que o último número de uma década termina num zero, o último número de uma centena (século) termina em dois zeros (00) , e o último de um milhar (milénio) termina em três zeros (000). Logo a passagem do século XX para o XXI e do 2º para o 3º milénio só ocorrerá às 24 horas de 31 de Dezembro do ano 2000, por este ano ser o último do século XX e do 2º milénio.

A nossa professora é formidável. Consegue explicar-nos muito bem e com simplicidade aquilo que muitos crescidos teimam em não querer compreender. Eles devem pensar nos dedos e nas caixinhas de 10 rebuçados dos meninos da minha escola.

Não é preciso ser doutor, basta ouvir a nossa querida professora Amélia. Se todos os crescidos fossem como ela seriam mais esclarecidos e menos patetas.

Eu e a minha irmã mais velha, que me fez o favor de passar isto com boa letra, mandamos-lhe um beijinho com desejos de Boas Festas para todos os leitores do meu caro DN.

Sem comentários: