sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fogos testam capacidades de génios

A Serra da Gralheira, a Norte do Rio Vouga, está a ser transformada num monte de cinza preta, proveniente da combustão a altas temperaturas prolongadas de tudo o que é vivo. Depois das próximas chuvas, se algo nascer serão infestantes como a giesta ou a acácia, ou eucaliptos plantados geometricamente que devoram toda a humidade do solo. É uma desgraça prolongada que impede a reconstrução da ambiência anterior.

Perante isso, o ministro da Administração Interna deslocou-se com a sua comitiva até à área. Da notícia «Ministro pede mais cuidado porque "mesmo à noite há vários fogos"» extrai-se:

"Temos tido mais de 400 fogos por dia, devido às condições climatéricas mas também devido a actos ou negligentes ou dolosos. Toda a gente sabe que a maioria dos incêndios tem origem humana"(…) "Mesmo à noite há vários fogos que começam a deflagrar, o que prova que não existe comportamento cuidadoso por parte de todos".

Estas geniais palavras, muito acima do nível de eventuais conselhos de autarcas, agentes da protecção civil ou de bombeiros, mostram que o ministro não foi ali apenas para aproveitar mais uma oportunidade de aparecer no pequeno ecrã, mas sim para mostrar a sua genialidade e ir ao encontro da sugestão dada em «Fogos florestais. Mais vale prevenir!!!», dando às pessoas, feridas no seu património e no seu amor à terra, informações seguras e esperançosas sobre os objectivos e as estratégias da Administração Interna para que no próximo ano não ocorram semelhantes estragos.

A força de tal esperança dada pelo ministro à região da Gralheira e a todo o País, são um facto que leva a dizer abençoado o esforço, o tempo e as despesas da viagem do Sr. Ministro até ao local da calamidade.

Imagem da Net.

Sem comentários: