
Fotos obtidas de jornais nas últimas semanas.
Realidades dramáticas resultantes de atitudes desleixadas e criminosas.
Que adjectivos atribuir a governantes e autarcas que não levaram a cabo medidas preventivas que tivessem minorado estas tragédias?
Este blogue começou por servir para guardar as cartas dirigidas a jornais entre 2000 e 2006, permitindo aos visitantes a sua leitura. Assentam no direito e liberdade de expressão e no dever do cidadão, em democracia, contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas num meio ambiente mais adequado e seguro. Depois das cartas, são aqui colocados textos seleccionados publicados em blogues.
Transcrição de artigo seguida de NOTA
Para fundamentar optimismos ou pessimismos e delinear hipóteses de mudar a posição no ranking, transcreve-se o seguinte artigo, que refere que Portugal está muito melhor do que o Burkina Faso e imediatamente atrás da Grécia.
De acordo com estimativas feitas pelo ministério, já se terão perdido 20 milhões de euros pelas indecisões e adiamentos da cobrança de portagens das SCUT.
Transcrição de artigo seguida de NOTA:
Em comentário no post em Do Mirante, a alma generosa Fernanda Ferreira, conhecida por Ná entre os amigos e que foi notável dinamizadora no seu concelho durante a preparação e execução da operação Limpar Portugal, disse que estão a ser formados «grupos de voluntários para ajudar efectivamente na vigilância e mesmo no combate aos fogos» e quis saber a minha opinião. Isso permitiu-me alinhar as seguintes considerações.
Transcrição de entrevista seguida de NOTA:
Transcrição de notícia seguida de NOTA:
Embora, por vezes, se sofra da ilusão de imaginar que os políticos são pessoas muito especiais correspondendo á imagem que procuraram fazer passar durante as campanhas eleitorais, a realidade é muito diferente. Não raras vezes, verificamos que são pessoas imaturas, inseguras, incultas, demasiado vaidosas e arrogantes, deslumbradas e mais preocupadas com os seus interesses pessoais do que com as suas tarefas de gestores dos desígnios nacionais que se limitam a ver por uma óptica muito opaca e desfocada.
Transcrição de artigo seguida de NOTA:
Alguns títulos de jornais que fazem meditar sobre a justiça social, a racionalidade do aumento de impostos e das restrições na Educação, na Saúde, nos subsídios da segurança social, etc. Até pode ser que haja lógica e racionalidade.
Perante a notícia de que «Cavaco e Sócrates vão interromper as férias por causa dos fogos», a primeira ideia foi de que quisessem contribuir para o «recompletamento do efectivo» dos bombeiros, depois de ter havido baixas em vários corpos com mortos e feridos, no combate às chamas e nos deslocamentos de e para os locais de actuação.
Vou relatar uma conversa com o amigo António (já há muito que não trazia aqui notícias das nossas conversas) porque pode ser útil a alguém que se sinta em tal situação.
Transcrição seguida de NOTA:
O meu amigo JR Coelho, conhecido por «o intelectual» nos tempos de estudante, contou há dias que em tempos numa aula de inglês para gente crescida, o professor, inglês, depois de ter explicado a estrutura política inglesa, perguntou «quem tem o verdadeiro poder no Reino Unido?». Houve várias respostas, e o professor considerou todas erradas, dizendo que o verdadeiro poder está nos sindicatos.
Transcrição seguida de NOTA:
Segundo a teoria de Noam Chomsky, a estratégia da distracção pode justificar o interesse agora voltado para Duarte Lima, como se depreende do título da notícia «Milhões de herança passaram por Duarte Lima». Ele poderá, naturalmente, não estar em falta, assim fazendo pensar a educação recebida na infância e na juventude, orientada por um senhor de esmerados princípios e uma salutar escala de valores éticos, o seu conterrâneo Eduardo Luís de Sousa Gentil Beça. Este foi seu protector e apoio nos tempos difíceis do início da sua vida e, certamente, não lhe ensinou a ocultar a verdade sob pretextos legalistas ou pouco morais.
A notícia do Diário de Notícias de hoje «Mais de 1500 faltas em trabalhos parlamentares» vem confirmar, mais uma vez, as conclusões tiradas de outras circunstâncias idênticas referidas nos posts linkados no fim dste texto. Com todas estas faltas, os senhores deputados eleitos pala Nação para a representar no topo do poder estatal, mostram ter consciência de que não são necessários tantos para tão pouco trabalho útil. São eles que inspiram esta conclusão!
Da notícia "Jovens tremendamente abertos ao voluntariado" ressalta o trecho «"É muito gratificante verificar que há jovens que se privam das suas férias para vir para aqui fazer bem a quem precisa. E que se entusiasmam de verdade. E que voltam no ano seguinte." Manuel Antunes faz questão de destruir o que diz ser um mito. "Criou-se a ideia de que os jovens são egoístas e vivem alheados da realidade. Não é verdade. Quando há alguém que os motiva, são tremendamente abertos e disponíveis."»
Depois do post «Fundações serão cancro incurável???» surgiram novos dados que embora não sejam seguros, fazem supor um universo muito perverso. Hoje o PÚBLICO traz a notícia que se transcreve e que refere outros artigos. Vale a pena ler:
A Serra da Gralheira, a Norte do Rio Vouga, está a ser transformada num monte de cinza preta, proveniente da combustão a altas temperaturas prolongadas de tudo o que é vivo. Depois das próximas chuvas, se algo nascer serão infestantes como a giesta ou a acácia, ou eucaliptos plantados geometricamente que devoram toda a humidade do solo. É uma desgraça prolongada que impede a reconstrução da ambiência anterior.