quarta-feira, 20 de abril de 2011

Brandos costumes os nossos!!!




Diário de Notícias. 17-04-2011. por Ferreira Fernandes

Em 29 de Abril 2009, uma comissão de inquérito do Senado americano ouvia as agências de «rating». Um senador quis saber como era possível elas terem dado a nota máxima (AAA) a produtos ligados ao crédito subprime quando já o mercado imobiliário colapsava. Isto é, como classificavam de excelente o que era lixo?

Raymond McDaniel, o presidente da Moody's, disse que sua agência só dera opiniões,« just opinions». E o presidente da Standard & Poor's, Deven Sharma, respondeu o mesmo: "Expressávamos a nossa opinião." Quer dizer, a aldrabice que ocasionou a maior crise económica desde 1929 foi apresentada como um simples e equivocado "lindo dia!" dito quando chove a potes lá fora...

Esta semana, saiu o relatório do Senado e lá se diz que a Moody's e a Standard & Poor's foram "o gatilho que espoletou a crise financeira." E diz também que a aldrabice não era ingénua pois dera às agências de «rating» isto: "Aumentaram a sua facturação e aumentaram a compensação paga aos seus executivos."

Foram estes opinadores que decretaram a falência de Portugal e lançaram o País numa autoflagelação danada. Esta semana, Passos Coelho encontrou um turista finlandês num restaurante. E, para ilustrar a situação em que estamos, contou aos jornalistas que o turista lhe lançou: "Espero não ser obrigado a pagar-lhe o jantar..." Fiquei espantado por nenhum jornalista ter perguntado a Passos: "E o senhor para onde mandou o finlandês?"

Imagem do Google

Sem comentários: