sexta-feira, 25 de março de 2011

Sócrates irritado com jornalistas


Transcrição de artigo seguida de NOTA:

Económico. 25/03/11 15:43 Luís Rego, em Bruxelas


Sócrates respondeu com grande crispação a perguntas de jornalistas estrangeiros, que questionavam a situação financeira do país.

No final da conferência de imprensa, visivelmente irritado, dirigiu-se a uma jornalista estrangeira, que lhe havia perguntado em português do Brasil sobre a capacidade do país se conseguir refinanciar em Abril.

Com o dedo em riste, ar ofendido e voz acima do tom, Sócrates afirmou que "não andamos por aí a pedinchar, temos dinheiro suficiente" e "temos dignidade", perante o olhar surpreso da jornalista. Antes já tinha demonstrado um comportamento mais ríspido que o habitual, acusando a mesma jornalista de enfraquecer o país com a sua questão. "Desculpe mas todas estas perguntas, são perguntas para enfraquecer a posição portuguesa e portanto rejeito-as desta forma", disse, batendo com a mão na mesa enquanto dizia "Portugal tem condições para se financiar nos mercados".

Outro jornalista estrangeiro, de uma agência alemã, que o questionou sobre se uma ajuda a Portugal poderia estabilizar o euro, também ouviu uma resposta ríspida. "O que causa a especulação são essas perguntas e esses rumores". E disse que essa ideia que uma ajuda seria boa para a Europa é uma "ideia infantil", notando que outros países [a Espanha] ficariam mais expostos. "Era dar razão à teoria do dominó. Não, isto tem de parar e vai parar aqui" - disse levantando a voz. "Espero que isso seja claro, está bem?", concluiu.

NOTA: Ficamos mais esclarecidos, não quanto à nossa capacidade de sobreviver financeiramente, mas quanto à qualidade do nosso PM demissionário.

Imagem do Google

Sem comentários: