quarta-feira, 17 de abril de 2013

PARANÓIA DE SEGURANÇA É NECESSÁRIA


Perante os acidentes e os incidentes, há que aprender a prevenir, porque segundo o velho ditado, «vale mais prevenir do que remediar».

Acerca das explosões durante a maratona de Boston, a cientista política Vanessa Neumann refere várias hipóteses a analisar pelos investigadores e, como viveu na Grã-Bretanha, conheceu a experiência ali obtida, a partir do tempo em que os britânicos enfrentaram uma longa série de atentados dos terroristas irlandeses, que os levou a aprender a conviver com isso e a adoptarem medidas rígidas de segurança. Por exemplo, ninguém deixa um pacote ou mochila na rua e, quando isso acontece, todos chamam imediatamente a polícia. É uma paranóia necessária, que os americanos (e a humanidade em geral) terão que adoptar.

Infelizmente, existe uma preocupante ausência de cuidados de segurança e de prevenção, que estão na causa de acidentes frequentes em todos os sectores, na estrada, no trabalho e em casa. Há que eliminar as leviandades traduzidas no pensamento perigoso «não há-de ser nada e, se for, depois se verá». Atenção: «vale mais prevenir do que remediar».

Imagem de arquivo

1 comentário:

A. João Soares disse...

Enquanto não houver uma «educação» sistematizada das pessoas para os cuidados de precaução, para a necessidade da Segurança, notícias como a seguinte não desaparecerão

Pelo menos 149 pessoas morreram em acidentes de trabalho em 2012

É preciso reduzir e procurar evitar acidentes na estrada, no trabalho e em casa. Os riscos a correr devem ser bem calculados para não se exceder os limites da segurança, inutilmente.