sábado, 13 de abril de 2013

QUAL É A PREOCUPAÇÃO PRIORITÁRIA?


Li, há alguns anos que, na China, a maior parte dos membros do Governo e das principais instituições nacionais eram engenheiros agrónomos e hidrólogos, porque o problema a que era dedicada mais alta prioridade era o aproveitamento das vastas áreas agrícolas das planícies orientais e o controlo das grandes cheias vindas das áreas de montanha e que assolavam essas grandes planícies agrícolas.

Em Portugal, a maior parte dos governantes e dos seus protegidos são pessoas com estudos de direito, o que leva a perguntar a razão de tal opção. Será para que a Justiça funcione com mais agilidade? Parece que não, pois é essa a opinião da generalidade das pessoas com quem se fala. Será para que a legislação seja mais simples prática, compreensível e eficaz? Também não, como se depreende de muitos casos, em que a confusão se traduz em recursos sucessivos até que os casos sejam bloqueados por aparecer a prescrição. Será para que o Governo actue dentro da legalidade? Muito menos, como se viu agora no desrespeito pela Constituição, em que o Governo, depois da sua ilegalidade, em vez de pedir desculpa pelo seu erro, atribuiu culpas ao Tribunal Constitucional que apenas cumpriu o seu dever e justificou a sua existência.

Então como compreender que na recente mini-remodelação do Governo tivessem entrado quase só pessoas ligadas ao Direito? Será para aumentarem as restrições na vida dos cidadãos que agora, entre outras coisas têm de respeitar a velocidade máxima de 20 Km/h em alguns locais?

É para morrerem asfixiados que os cidadãos vão votar? Ou é para terem quem defenda os interesses colectivos e garanta melhores condições de vida com educação, segurança, saúde e crescimento económico que gere riqueza nacional e emprego?

Imagem de arquivo

Sem comentários: