segunda-feira, 1 de abril de 2013

Coreia pode ser detonador


Onde está o homem está o perigo. Sem dúvida, mas a imprudência aumenta o risco. Brincar com objectos perigosos exige prudência. Mas, mesmo assim, pode acontecer ultrapassar o «ponto de não retorno». Toda a guerra é precedida de actos de ameaça, de «bluff», destinados a levar o adversário a um jogo de cedências e benefícios, para chegar a um acordo em que ambos fiquem satisfeitos, sem necessidade de recorrer ao conflito armado.

Neste jogo de sinais e das suas interpretações é indispensável eficiência e prudência, porque um erro pode desencadear o drama bélico, com as piores consequências. Será que os interessados na resolução da situação na província coreana possuem a serenidade, a maturidade, que os leve a obter o máximo benefício com menores cedências sem caírem na desgraça da perda de muitas vidas e património?

Ao meditar neste tema, recordo que a guerra do Iraque iniciada em 20 de Março de 2003 foi desencadeada devido a um sinal perturbador, provavelmente inconsciente, que levou Saddam Hussein a excesso de optimismo e a alterar a sua postura de cedências. Perante a volumosa esquadra americana, nas suas vizinhanças, Saddam estava disposto a abandonar o poder e a ser exilado em palácio luxuoso com capacidade para a sua corte de mais duas centenas de amigos e colaboradores, e a escolha estava já limitada à República Árabe Unida ou à Líbia.

Mas, de repente, apesar de o espaço aéreo estar encerrado, chegaram de avião empresários franceses de explorações petrolíferas para firmar negócios, o que levou Saddam a concluir que a atitude americana não passaria de apenas «buff», pois, se o não fosse, os franceses não estariam interessados em consolidar negócios para os anos seguintes. Entretanto, o prazo de espera dos americanos esgotou-se e a guerra eclodiu. Será que na actual situação coreana, o arrogante e inexperiente líder norte-coreano que não ouve ninguém, nem de dentro nem do estrangeiro, terá a sensatez e a sensibilidade necessárias para não esticar demasiado a corda e para evitar chegar ao ponto crítico?

Perante isto, é legítimo recear que ocorra o pior e estar atento aos sinais dos poderes mundiais e regionais, aos seus interesses e às trocas de cedências e benefícios de uns em relação aos outros e aos possíveis resultados do desfecho, para prever o desenrolar desta situação explosiva quer seja com o esvaziamento das tensões e da consolidação de acordos, quer dê início ao uso de armas de destruição massiva. A dar-se a pior hipótese, com as poderosas armas disponíveis e em sobreposição à crise económica e financeira já em curso, os resultados finais poderão ser demasiado dramáticos, em todos os aspectos e para toda a humanidade.

Imagem de arquivo

1 comentário:

A. João Soares disse...

Notícias publicadas em 2013

22 de Janeiro - O Conselho de Segurança aprova novas sanções contra a Coreia do Norte.

23 de Janeiro - Pyongyang anuncia o fim das negociações.

12 de Fevereiro - A Coreia do Norte realiza o terceiro teste nuclear.

5 de Março - A Coreia do Norte ameaça anular o armistício que pôs fim à Guerra da Coreia.

7 de Março - Pyongyang ameaça os Estados Unidos com um "ataque nuclear preventivo". O Conselho de Segurança aprova novas sanções.

11 de Março - A Coreia do Norte declara "completamente nulo" o armistício e prepara-se para uma guerra iminente contra a Coreia do Sul e Estados Unidos.

- Pyongyang corta a única linha de comunicação, depois do início das manobras militares anuais entre a Coreia do Sul e Estados Unidos.

20 de Março - Um ataque informático deixa paralisados os sistemas informáticos de emissoras de televisão e de três bancos da Coreia do Sul.

- Ao destacamento na Coreia do Sul de bombardeiros norte-americanos 'B-52', Pyongyang responde com a ameaça de uma "resposta militar forte".

21 de Março - Pyongyang afirma ter ao "alcance de tiro" as bases militares dos Estados Unidos no Pacífico.

25 de Março - A Coreia do Sul e os Estados Unidos põe em marcha um novo plano conjunto de defesa para responder ao Norte.

30 de Março - A Coreia do Norte declara-se em "estado de guerra" com a Coreia do Sul. Seul e Washington consideram o episódio mais um na campanha de ameaças, mas aumentam a vigilância.

31 de Março - O líder norte-coreano, Kim Jong-un, defende a ampliação "quantitativa e qualitativa" do arsenal nuclear para lidar com as ameaças dos EUA.

1 de Abril - A Coreia do Norte divulga a nomeação do ministro da Segurança, Choi Bu-il, homem de confiança de Kim Jong-un, e do primeiro-ministro, Pak Pong-ju.