sábado, 21 de maio de 2011

Crise não é para todos


A crise pode ter sido provocada por um vírus importado, mas encontrou aqui um caldo de cultura propício ao seu desenvolvimento que beneficiou de benefícios usufruídos por alguns que continuaram a beneficiar e causou danos graves a outros.


Apesar das declaradas intenções de reduzir a dívida - o que inclui o défice e as despesas - continua incólume o demasiado e escandaloso compadrio como foi citado por um candidato a deputado que disse que cada pessoa de uma lista de 20 tem em média 50 empregos desde cargos de administração até conselhos fiscais. Por outro lado o número de reformados do sector público que ganham pensões superiores a 2500 euros - o dobro do valor médio pago a todos os ex-funcionários - explodiu na última década. Também é alarmante que o contingente de aposentados com 4000 ou mais euros engordou 400%.

Os detentores do Poder e muitos analistas têm mostrado necessidade de mudar de óculos, a fim de poderem ver com nitidez a realidade. Têm as mentes de tal forma deturpadas que apenas conseguem ver e pensar em dinheiro - défice e dívida – e esquecem que deviam pensar nos portugueses, colocando a tónica na redução d as despesas, em vez de sacarem descaradamente os cêntimos das pessoas, e de se gabarem que, com isso, o défice está ser reduzido. É imperioso que não demorem a descer ao mundo real.

O saque aos portugueses vê-se na subida extraordinária do IRS e IRC, na descida da Despesa na Saúde, com a redução da massa salarial, das comparticipações de medicamentos e do corte na despesa hospitalar, no agravamento do desemprego e aumento da precariedade, nas reduções de salários e pensões, etc.

Todas estas medidas representam a penalização do povo, exigindo sacrifícios a quem menos tem e menos pode, levadas a cabo para suprir a má governação, os abusos na utilização do dinheiro público em benefício do bando que vive à custa do erário público, das decisões insensatas, de obras públicas sem necessidade nem urgência, etc.

Há muitas despesas a evitar no que podem ser seguidos exemplos de outros países bem governados, no que a Espanha já deu um passo.

Uma crise bem gerida pode servir para moralizar a vida individual e social, Pode ser um obstáculo que ao ser vencido cria músculo e estímulo para uma nova vida mais racional, e eficaz, nos aspectos essenciais e eliminar atitudes e comportamentos nocivos ou de menor interesse. É bom que se pense em moralizar o regime tornando-o mais propício ao desenvolvimento de Portugal e à felicidade dos portugueses.
AJS, Maio 2011

Imagem do Google

Sem comentários: