sábado, 12 de janeiro de 2013

Cuidado com os precipícios !!!

O Governo vem sendo objecto de muitos alertas para evitar a tragédia da progressão da espiral recessiva e da continuação de medidas cujo resultados em encerramento de empresas e desemprego (etc. etc.) já provaram ser erradas. «Quem te avisa teu amigo é» e, com base neste dito popular, o Governo deve prevenir-se de fazer mais mal aos portugueses, pensando dedicadamente nas soluções que deve tomar, socorrendo-se de bons portugueses com capacidade para ajudar a fazer análises aprofundada e coerentes. Para começar cito o artigo Adriano Moreira avisa que o Governo está a perder “legitimidade”, por se tratar de um português notável pela sua permanente dedicação a Portugal, nunca posta em dúvida. Tive muito prazer e proveito nas suas lições no IAEM e no CDN, e nas conversas informais que com ele tive nesta última Instituição e em casa de amigo comum.

Também parecem merecer atenção as palavras do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, quando se confessa surpreendido com propostas de FMI e quando fala da solidariedade devida pelos mais ricos aos mais pobres. E também Bruxelas quer calendário para os cortes no Estado já em fevereiro pois um problema de tal gravidade para os portugueses não pode ser eternamente adiado com promessas e palavras inconsequentes, não seguidas de decisões concretas, coerentes e viáveis.

E nem será necessário relembrar a posição tomada publicamente pelo dirigente do PSD, Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, nem os alertas que, repetidamente, têm vindo a público por Marcelo Rebelo de Sousa, Luís Marques Mendes, Manuela Ferreira Leite, João Salgueiro, João Mota Amaral, e variados comentadores e colunistas da Comunicação Social. Já não se trata de maledicência de oposicionistas, mas de gente válida da área do Governo, que demonstram patriotismo acima da média evidenciada pelos governantes.

É estranho verificar que nas intenções de cortes nas despesas do Estado não se veja citada área que toca com os interesses do [polvo], como sejam medidas efectivas para reduzir as despesas com fundações, observatórios, a burocracia, a corrupção, para racionalizar a utilização dos «boys» e os seus salários e mordomias em assessores, especialistas e «gestores» de empresas públicas e municipais, etc... O Tribunal de Contas tem referido isso em vários relatórios mas o Poder executivo, com laivos de absolutismo e de ditadura, desrespeita órgãos que devem ser acatados por todos porque desempenham papel de controlo altamente necessário e patriótico.

Imagem de arquivo

Sem comentários: