domingo, 2 de outubro de 2011

Resposta do Sr Almirante Carmo Duro a Macário Correia

Solicito que esse Gabinete faça chegar ao conhecimento do sr. Macário, presidente dessa Câmara, este e-mail da autoria e responsabilidade do Vice-Almirante (Ref.) Narciso Augusto do Carmo Duro.

Sr. Macário

Por estar nos Estado Unidos, não tomei conhecimento imediato das palavras que bolsou, numa rádio nacional, sobre as Forças Armadas. Por coincidência, no dia que me foi presente a sua singular peça de demagogia, de ignorância, de insensatez e de má educação, o Presidente Obama condecorou um sargento dos Marines com a Medal of Honor, por feitos praticados no Afeganistão. No discurso que proferiu durante a cerimónia dessa condecoração, usou palavras que poderiam servir de lição ao sr. Macário.

Claro que a arguta inteligência do sr. Macário lhe vai sugerir que não estamos no mesmo país e que as circunstâncias são diferentes. Não sr. Macário, as envolventes não são assim tão diferentes. Os militares portugueses serviram e servem em missões que não têm qualquer equivalência, com o que se exige de qualquer civil e/ou político, para melhor entender do que estamos a falar. Outra semelhança, sr. Macário, decorre dos princípios que enformam as Forças Armadas de múltiplos países, tais como a lealdade, coragem, ética, honestidade, clareza de procedimentos etc.

No fim, o que está em causa não são as diferenças entre as Forças Armadas mas sim as diferenças de categoria dos intervenientes políticos, não sei se me faço compreender.

Mas, sr. Macário, faço-lhe daqui um desafio. Marcamos um encontro com um órgão da comunicação social, para abordarmos, entre outros os seguintes parâmetros:
- O nosso currículo académico.
- Cursos e missões no estrangeiro e seus resultados.
- Quantas horas temos de navegação e quantas foram em imersão.
- Quantos meses estivemos fora da família e suas consequências.
- Quantos anos levam a um militar para atingir a reforma por inteiro. Igual para um deputado e para um presidente de câmara.
- Abordagem das mordomias. Aquelas que demagogicamente referiu, sem enunciar.
- Situação das construções clandestinas na Ria de Faro.

Tenho a consciência que alguns dos assuntos propostos podem exceder o seu âmbito de vivência ou de conhecimento, mas isso insere-se nos seus considerandos de leviandade, como aborda assuntos sérios sem cuidar dos resultados ou então considera-se intocável devido ao seu estatuto de político de longa data, ou devo escrever de sempre. Agora cabe-lhe a si propor outros assuntos.

Termino sugerindo que arranje um rabecão à sua medida.
Informo, ainda, que irei enviar este e-mail para quem eu entender.

Narciso Augusto do Carmo Duro

NOTA: Recebido por e-mail de amigo pessoal.


Imagem do Google

Sem comentários: