segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Revoluções e golpes batem na rocha...

A notícia Governo egípcio reúne-se de emergência após confrontos que fizeram 24 mortos vem dar força ao ditado «quando o mar bate na rocha quem sofre é o mexilhão». Nas revoluções e nos golpes, as pessoas mais vitimizadas são os inocentes cidadãos que deixam de ser esmagados e explorados por uns governantes para o passarem a ser pelos novos ocupantes das cadeiras do Poder.

Há quase quatro décadas sentimos isso com os abusos generalizados dos agentes do PREC (Processo Revolucionário Em Curso). Agora estamos a ver no Egipto repetidos actos de violência, depois de ter surgido a esperança de melhores dias por ter sido derrubado o ditador Mubarak. E noutros países da mesma área geográfica as vítimas de entre a população são em número crescente e há quem vaticine uma guerra civil entre diversas facções tribais na Líbia pós-Kadhafi.

Mas, além do povo, há pessoas que são sempre vítimas de tais situações, que são os detentores do poder derrubado. E, havendo consciência disso, há que, em vez de ameaçar o povo com repressão, procurar a resolução pacífica dos factos que causam descontentamento, insatisfação, indignação, e procurar uma evolução sem luta, sem violência, com diálogo construtivo por forma a governar com o povo e para o povo em vez de o fazer contra o povo, em vez de decisões arrogantes, autocráticas, por intuição, capricho ou voluntarismo despótico. A verdade, a transparência, devem fazer parte do respeito a manter pelos cidadãos.

Não deve ser esquecido que as revoluções e os golpes, tal como o mar quando bate na rocha «lixam» sempre o mexilhão.

Imagem de arquivo