quarta-feira, 15 de agosto de 2018

REGRESSAMOS AO SUBDESENVOLVIMENTO?

De regresso ao subdesenvolvimento sem o percebermos?
Por José Gomes Ferreira

Durante anos, receei que estivéssemos a caminho da Grécia. Por razões financeiras, orçamentais e fiscais. Continuo a recear, pelas mesmas razões.

A linha que separa o equilíbrio do roulement de dívida pública e privada, numa economia que cresce pouco, da impossibilidade súbita de não se conseguir pagar aos credores, é tão fina como um fio de navalha. Qualquer deslize imediatamente corta e faz sangrar.

Mas há um perigo maior. Um país a gangrenar de corrupção. Que estamos a redescobrir, mais uma vez.

Um ministro que faz lobby pela obtenção ilegal de devoluções de IVA de milhões de euros a favor de amigos;

Um ministro que discrimina a atribuição de vistos gold a favor dos cidadãos estrangeiros que rendem mais para quem lhos concede;

Um ministro que faz parte de uma teia de favorecimento, prevaricação e tráfico de influências;

Um grupo de advogados e de altos funcionários da Administração Pública que ajudam essa tenebrosa rede a conseguir lucros de milhões;

Um primeiro-ministro que recebia dezenas de milhões de euros dos empresários e banqueiros que favorecia.

Um banqueiro-mor que recebia pagamentos de comissões de milhões de euros de empresários amigos;

Um banqueiro-mor que pagava a políticos, funcionários, gestores, decisores e partidos do regime para garantir a sua teia de fidelidades.

Um Governo que fazia aprovar Regimes Especiais de Regularização Tributária, RERT, que branqueavam o regresso ao país dos capitais escurecidos da corrupção e do compadrio.

Um Parlamento que aprovou estes RERT sem pestanejar, sem ponta de crítica.

Um grupo de deputados de esquerda e de direita que sabia exatamente o crime legislativo que estava a votar.

Um procurador e um juiz de instrução todos os dias ridicularizados em inúmeras situações, declarações, entrevistas, mensagens orquestradas para os denegrir e desmoralizar.

Um corajoso corpo de investigadores da Polícia Judiciária, da inspecção Tributária, do Ministério Público, dos Tribunais de Instrução Criminal, todos os dias a torcer as mãos de apreensão, como medo que o seu dedicado e minucioso trabalho seja reduzido a tiras de papel em qualquer máquina trituradora das instâncias de recurso dominadas por aventais, compassos e triângulos dotados de poderes mágicos para apagar o que a preto e branco vai sendo escrito.

Um banqueiro corrupto instalado no âmago do coração financeiro do Estado, a Caixa geral de Depósitos, onde fazia passar empréstimos de baixo spread para amigos e financiamentos de favor para comparsas.

Um autarca que endividou a sua autarquia até ao tutano e que queria continuar no poder para fazer mais três pontes sobre o rio Douro, mas que tarda em ser devidamente investigado..

Um Parlamento de deputados ávidos de alterar legislação incómoda para os apanhados na rede.

Agentes da investigação criminal apanhados a chantagear suspeitos em proveito próprio;
Responsáveis de escolas e associações de escolas de condução a embolsar milhares de euros pela venda de cartas aos candidatos a condutores;

Médicos que empanturram doentes de medicamentos que lhes garantem, a eles médicos, faustosas viagens à Austrália e a reservas de caça da África profunda.

Médicos que empurram doentes aflitos em recurso para clínicas de capital detido por si próprio, familiares e amigos.

Funcionários, chefes de secção, diretores de departamento que emperram projetos anos a fio para depois venderem facilidades através do poder afrodisíaco de pôr um carimbo de Estado num simples papel.

Lobbies de jogo de azar que pagam a partidos políticos e departamentos de fiscalização para não terem de entregar parte dos impostos de lei ao Estado.

Portugal vive alheadamente na mais profunda corrupção de leis e comportamentos públicos e privados. Pior, vive na mais profunda corrupção moral na gestão da causa pública. O Parlamento que aprovou as leis das negociatas das PPP, dos swap, das engenharias financeiras que engordaram banqueiros, grandes gestores, consultores e advogados à custa dos pequenos empresários e de todos os contribuintes; O Parlamento que aprovou os programas Polis que engordaram arquitectos, construtores, fornecedores e importadores de materiais à custa de todos os portugueses;

O Parlamento de todos os esquemas inventados por juristas para favorecer clientes, juristas que são os próprios deputados que aprovam as leis regulamentadoras destes esquemas.

Os portugueses redescobrem, mais uma vez, que Portugal é um país profundamente corrupto. E que não é esta legislatura que se vai acabar com este estado de tragédia moral e financeira.

Como disse o economista Joaquim Ventura Leite, ex-deputado do PS que já o não voltou a ser a partir de 2009, em litígio aberto com Sócrates e toda a tralha que o acompanhava, o actual Parlamento reproduz o mesmo regime de interesses que as versões anteriores. Com uma única excepção — o deputado do Partido dos Animais.

Um Portugal a gangrenar de corrupção. Que começa na casa da Democracia.

A divisão do país em duas partes - que é tanto ideológica como partidária e, nessa medida, geográfica: direita no Norte e na Madeira, esquerda no Sul e nos Açores — não ajuda, agrava esta situação de podridão.

Triste fado.

Merecemos melhor.

Somos capazes de fazer bem melhor.

Quem paga esta podridão são os pequenos e médios empresários cada vez mais asfixiados em taxas e alcavalas — e os grandes que não compactuam com os esquemas do regime.

São os cidadãos portugueses sob a forma de mais impostos, menos empregos e menos desenvolvimento económico.

Cortássemos nós o fio vital da Moeda Única, das suas regras, instituições e fiscalizações externas permanentes e já teríamos sido atirados há muito para a lista dos países subdesenvolvidos, eufemisticamente reclassificados de países em desenvolvimento para não ferir susceptibilidades politicamente corretas

Sem comentários: