segunda-feira, 13 de agosto de 2018

REDUZIR A OCORRÊNCIA DE MEGA-INCÊNDIOS

Eucaliptos, florestas e fogos: os mitos e os factos
da autoria de José Miguel Cardoso Pereira, Centro de Estudos Florestais, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, é um texto muito esclarecedor que reduz a mitos muito daquilo que tem sido dito e escrito e apresenta factos muito elucidativos e que devem ser tomados em devida conta ao ser planeada a prevenção e estruturado o combate. O texto, é longo e, por isso, apenas apresento a parte final mas, no início está o link que pode levar os interessados ao texto integral.

... O factor que mais propicia a ocorrência de mega-incêndios é a existência de grandes extensões ininterruptas de florestas e matagais, muito mais do que a natureza da espécie que constitui a floresta. É por isso que é importante construir e manter uma rede de faixas largas, tratadas periodicamente para manter cargas muito baixas de vegetação combustível e em localizações estrategicamente selecionadas no terreno. Estas redes devem, sempre que possível, incorporar áreas agrícolas e outras desprovidas de vegetação, como zonas rochosas e albufeiras de barragens. A função destas faixas de gestão de combustível não é, por si só, deter a propagação do fogo, é sim propiciar locais onde o combate seja simultaneamente mais seguro e mais eficaz. Isto exige um grau de integração entre acções de prevenção e de combate bastante superior ao que actualmente caracteriza o sistema nacional de defesa da floresta contra incêndios. O facto de uma das prioridades estratégicas da futura Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais ser a aproximação entre a prevenção e o combate é motivo de esperança acrescida em que se venha a concretizar o potencial deste tipo de intervenção de larga escala territorial.

Tenho a noção de que muito do que aqui ficou dito contraria hipóteses populares entre boa parte da opinião pública, mas que são contraditadas por análises objectivas dos dados relevantes. Por muito apelativas que algumas dessas hipóteses possam ser, não resistem ao confronto com o que T.H. Huxley, o biólogo evolucionista contemporâneo de Darwin, chamava “ugly little facts”.

Centro de Estudos Florestais, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa


Sem comentários: