quarta-feira, 13 de novembro de 2013

RAMALHO EANES, PRÉMIO DE CIDADANIA


No dia 25 de Novembro realizar-se-á uma sessão pública sobre António Ramalho Eanes, como consta da notícia que se transcreve:

Ramalho Eanes dá nome a prémio de cidadania
Sol. 11 de Novembro, 2013

O antigo Presidente da República Ramalho Eanes terá um prémio com o seu nome a partir de 2014 a atribuir a pessoas e entidades coletivas que se destaquem pelos "exemplos de cidadania", disse hoje à Lusa Mendo Henriques, da organização.

O prémio, a atribuir bianualmente a partir de 2014, visa promover "exemplos de cidadania ativa para as novas gerações", e está a ser promovido por uma "comissão cívica" que inclui o cineasta Manoel de Oliveira, o sociólogo António Barreto, o pensador Eduardo Lourenço, o general Loureiro dos Santos, o coronel Vasco Lourenço, ou o presidente da CIP, António Saraiva.

No dia 25 de Novembro realizar-se-á uma sessão pública sobre Ramalho Eanes, acrescentou Mendo Henriques à Lusa, remetendo mais pormenores sobre o prémio e a conferência para uma conferência de imprensa que se realiza na próxima quarta-feira.

"A data é dia 25 de Novembro porque foi o dia em que Ramalho Eanes nasceu para a vida pública, não tem nada a ver com comemorações do 25 de Novembro", sublinhou Mendo Henriques.

Ramalho Eanes foi o coordenador das operações militares de 25 de Novembro de 1975, que pôs fim à influência da extrema-esquerda desde o 25 de Abril de 1974 e na prática terminou o PREC (Processo Revolucionário em Curso). O general foi Presidente da República entre 1976 e 1986.

Imagem do jornal SOL

1 comentário:

A. João Soares disse...

"Queremos homenagear o cidadão Ramalho Eanes e não o militar. Eanes é um cidadão exemplar e numa época de crise como esta que vivemos, consideramos que é fundamental valorizar o capital humano"
Este texto é um extracto da notícia:

Homenagem a Ramalho Eanes sem consenso quanto à data

Muito obrigado, Sr General. Desejamos que faça mais por Portugal, mesmo que apenas com o seu pensamento e as suas palavras patrióticas.