(Public em O DIABO nº 2287 de 30-10-2020, pág 16. Por António João Soares)
Individualmente, não se deve
gastar mais do que a importância que está disponível para não se ficar sem
reservas, e apenas se deve comprar aquilo que faz falta e é necessário,
evitando acumulação de ninharias e coisas repetidas. A vaidade e a ambição de
dar nas vistas geram situações de carências em sectores fundamentais. Isso
ocorre em momentos de abundância de meios ou por se receber herança ou prémio
de qualquer lotaria ou outra origem.
Neste momento, o nosso País
está a preparar-se para aplicar fundos disponibilizados pela União Europeia e
ouvem-se ou lêem-se ideias de utilização por vezes pouco sensatas. O essencial
devem ser os interesses das pessoas que vivem com dificuldades e sem maneira de
as resolver. Por exemplo, na área da saúde, tem sido referida a carência de
instalações hospitalares e respectivos equipamentos e especialistas, com
capacidade para fazer face ao apoio eficaz em casos especiais. A protecção
civil não se tem mostrado com eficácia para garantir convenientemente a
prevenção dos incêndios florestais, com a organização aconselhável das áreas
mais propensas a essas tragédias.
O emprego pode ser melhorado
com apoio a empresas de menor dimensão que produzem bens apropriados para
exportação, de onde resulta apoio financeiro para reduzir dívida pública. A
exportação também pode ser acrescida permitindo a instalação de empresas
estrangeiras que, à semelhança da AutoEuropa, dão emprego a trabalhadores
especializados nacionais e enriquecem o País aumentando a especialização da
nossa mão-de-obra com elevada preparação.
Um investimento muito rentável
e significativo, em termos de soberania e de independência, é a reforma da
ferrovia em termos de mudança para a bitola europeia, como muito claramente vem
explicando, na página 4 de vários números deste Semanário, o grande patriota
Henrique Neto. As vantagens são muito variadas e numerosas, começando por
embaratecer os preços finais dos produtos importados e exportados entre o País
e os seus clientes e fornecedores da Europa, pela poupança de tempo de viagem e
da complexidade desta, com a actual interferência espanhola, altamente e que
não permite o método, em preparação, de o transporte poder ser feito no sistema
porta-a porta em que os camiões fazem a viagem sobre carruagens ferroviárias e,
depois de serem apeados destas, poderem dirigir-se para a empresa de destino
sem ser preciso carregar e descarregar. O mesmo pode ser feito no regresso,
carregando na origem e vindo descarregar no destino. Esta alteração,
libertando-nos dos custos a pagar à Espanha, tem um significado que faz lembrar
a vitória na batalha de Aljubarrota
O investimento na Educação
também é fundamental, porque, como disse António Costa, em entrevista à TVI, “o
maior défice estrutural do país ao longo de décadas, ou mesmo de séculos, é o
défice do conhecimento e qualificação dos recursos humanos. É esse o défice que
temos de vencer”. Mas, para isso, deve ser transmitido aos alunos saber
científico e não ideologias de “falsos sábios” não confirmadas cientificamente,
como vem sendo o estilo de grupos terroristas que afectam o Médio Oriente e a
África e pretendem arrasar o Ocidente.
Outro objectivo é o
funcionamento da Justiça, principalmente no combate à corrupção e outros
delitos em que tem vindo a público a excepção de indivíduos impunes,
principalmente em negócios com o Estado e com grandes empresas, por contrato
directo sem concurso público. ■
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