A HUMANIDADE PODE SER MAIS FELIZ
http://domirante.blogspot.com/2022/09/a-humanidade-pode-ser-mais-feliz.html
(Public em DIABO nº 2383 de 02-09-2022, pág 16, por António João Soares)
Há sonhadores pessimistas que anunciam desgraças, crimes, egoísmos e outras coisas desagradáveis que, se acontecerem, transformam a vida no planeta como um cenário de trajecto para a extinção da humanidade.
Porém, se há pessimistas destrutivos, as realidades mostram que os sinais contrários também evidenciam que as opiniões opostas também existem e elas podem tornar-se viáveis, dependendo das vontades dos seres humanos e dos impulsos que as suportem, com valores éticos e morais apoiados por muitos dos governantes e condutores do comportamento que lhes quiserem dar a sua ajuda. As notícias, sendo bem interpretadas, convencem que há grande possibilidade de a convivência humana se poder tornar muito mais conforme com os desejos mais positivos
Uma notícia dizia que “duplicaram ocorrências por fogo-posto”, o que leva a concluir que as Forças de Segurança, a Justiça e as autarquias podem controlar estas actividades e aumentar a sua eficácia, no sentido de aplicar sanções que sejam desmotivadoras deste tipo de crimes e dos que com eles estejam relacionados. E quando os criminosos se aperceberem que tal actividade não compensa, passará a haver menos fogos florestais.
Outra notícia que mostra a eficácia das Forças de Segurança diz que “Homem de 65 anos foi apanhado com 108 doses de heroína em Sines”. Mais um caso de eficácia das Forças de Segurança e do seu sistema de trabalho.
Outra notícia sublinha a eficácia da PSP e refere que esta instituição “deteve homem de 34 anos que vendia passaportes falsos”.
Nesta época de altas temperaturas e fortes fogos, surge a notícia “prioridade na Serra da Estrela é estabilizar solos e linhas de água”, o que mostra que há pessoas bem informadas que se interessam por analisar os problemas que afectam o futuro da humanidade e por planear soluções para que haja melhores resultados na procura de boa qualidade de vida.
Nas relações internacionais há quem queira punir governos insensatos, privando os seus habitantes de serem turistas em países que apreciam. Mas há responsáveis pelas relações internacionais que afirmam que o povo não deve ser penalizado nessa liberdade pelo mau comportamento do seu governo. E os países que têm vocação para receber turistas não devem ver reduzidos os resultados dessa actividade.
A notícia de que um despiste de viatura fez duas vítimas mortais vem juntar- -se a muitas outras sobre a insegurança rodoviária de pessoas que perdem a vida por má conduta de automobilistas que não respeitam a segurança das pessoas, colocando-as em perigo de morrerem ou de ficarem gravemente feridas. A Justiça deve ser exercida por forma a defender as vidas das pessoas, punindo os causadores de tais acidentes como ponto de partida para maior rigor no cumprimento das boas normas de condução.
Uma notícia vinda de Angola diz que o culto ecuménico reúne regime e oposição e pede eleições pacíficas, sendo um belo exemplo de solidariedade e patriotismo. A religião deve ser um elo de respeito e de união democrática e não um incentivo a ódios e actos de violência. Começando pelos jovens, o ensino e as actividades culturais devem desenvolver o espírito que permite viver em paz e harmonia, não hostilizando quem pensa de forma diferente, mas de forma aceitável.
Sem comentários:
Enviar um comentário