segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Violência tomou o freio nos dentes

Quando o cavalo toma o freio nos dentes, deixa-se levar pelo próprio entusiasmo porque o cavaleiro tem dificuldade em o controlar, lhe poder impor a sua vontade, e o travar, tendo de usar golpes violentos de rédea e de bridão (queixais).

Três notícias de hoje, mostram que a violência tem aumentado de forma descontrolada.

Traficante abalroou três carros da GNR. Quando lhe procuravam barrar a passagem depois de lhes ter fugido durante a operação três viaturas do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR , nas proximidades de Ronfe, Guimarães, após seis quilómetros de perseguição, foram colhidos. Tendo sofrido alguns danos, embora sem ferimentos pessoais.

Tratava-se de uma viatura de marca Volvo conduzida a alta velocidade por um indivíduo de 32 anos que, por várias vezes tentou abalroar as viaturas da Guarda. Da operação que estava a ser efectuada já houve 15 detenções) e apreensão de heroína e cocaína. É notória e significativa a predisposição de usar violência contra as Forças de Segurança, arriscando tudo e nada respeitando.

"Terror" de idosos preso por 16 assaltos. Indivíduo de 43 anos entrava nas casas com os idosos a dormir. Se fosse visto, partia para a violência, chegando a quase sufocar uma vítima com uma almofada. Já cumpriu três penas de prisão e foi detido, de novo, por 16 assaltos em Gaia. Espalhou o terror nos últimos dois meses, invadindo moradias de pessoas de idade, nas zonas de Avintes, Mafamude, Santa Marinha e Vilar do Paraíso, no concelho de Gaia. Acabou detido pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP, junto ao Bairro da Sé, no Porto.

Noite Branca Testemunha de homicídio torturada. J. Pires, 38 anos, comerciante de automóveis, de Gondomar, ligado ao tráfico de drogas e testemunha no julgamento de um dos homicídios do processo Noite Branca, foi atacado cerca das 04.30 horas, à saída de um hotel/bar situado junto ao aeroporto de Vigo, na Galiza, por quatro homens armados e encapuzados, transportados num carro de matrícula portuguesa que bloqueou a passagem ao seu BMW. Depois foi sequestrado em Vigo, torturado e abandonado ontem, quinta-feira, perto de Vidago, onde foi encontrado cerca de dez horas depois, pela PJ, gravemente ferido, numa ribanceira a cerca de 150 metros do seu carro em chamas. A vítima tinha os pés e as mãos atados, os olhos vendados com fitas plásticas e as calças descidas até aos joelhos.

Estas são apenas três notícias colhidas hoje do Jornal de Notícias. Só num dia! Dá que pensar e deve dar às forças policiais e a todos os responsáveis pela segurança interna e pela justiça motivo para reverem todos os seus esquemas com vista a evitar o agravamento desta situação para garantir aos cidadãos a segurança necessária para poderem viver as suas vidas profissionais, sociais e privadas com confiança e paz interior a fim de Portugal poder progredir no caminho do progresso.

Sem comentários: